Espiral do Webmarketing

O que é Webmarketing?

É o nome dado ao conjunto de instrumentos e “modus operandi” que realça a presença ou a existência de uma empresa, profissional, pessoa, ou mesmo uma idéia em uma área pré-definida ou em toda internet. O Webmarketing, assim como o Marketing tradicional, começa de dentro para fora da empresa e deve ser aplicado em camadas, Conforme se afasta do centro, esse usuário se torna mais inteligente, interativo e consumidor. Cada camada alcança um número determinado de usuários e possui um nível de comunicação, relacionamento e consumo.

PÁGINA INICIAL - Principais erros
- Erros de arquitetura da informação e usabilidade
- Sem conceito, sem venda, sem objetivo
- Apenas um punhado de coisas
- Informação não possui hierarquia
- Todo conteúdo interno como chamada na página inicial
- A página inicial não é fácil de usar (muitos links)
- Sem substituição de informação, com sobreposições (pop ups, banners, divs)

PÁGINAS INTERNAS
Geralmente a navegação é linear. Possuem navegação exageradamente verticalizadas, sem informações relacionadas. As páginas internas de um website devem ser relacionadas entre sí.

PROPAGANDA INTERNA
Mais um banner para a página inicial, mais um pop up para abrir, mais uma div interativa sobrepondo o conteúdo. As propagandas devem ser distribuidas nas páginas internas do website e não apenas na página inicial. Identifique as preferências do usuário e ofereça produtos relacionado.

BUSCADORES
O Google fornece a relevância do seu website na nternet, estar na primeira página de resultados é fundamental.
- Mais de 60% dos acesso de um website de sucesso são de buscadores
- O Google apenas fornece a relevância, e ela é determinada pelo conteúdo do seu website

NEWSLETTER
O usuário gosta de se sentir informado, mas existem regras de etiqueta para se comunicar pela internet:
- Personalize a informação de acordo com as preferências dos usuários
- Mantenha a periodicidade da informação
- Mantenha a atualização constante das informações
- Não envie informação para quem não solicitou
- Não incomode o usuário ou ele achará você um SPAMMER

PROPAGANDA EXTERNA
Usuários de internet navegam na internet e não apenas no seu website, anuncie onde seu usuário vai, como na vida real. Mensure os dados dos cliques, segmente a propaganda, amplie o alcance do seu website.

PROMOÇÕES
Usuários gostam de levar vantagem, uma vantagem adquirida é repassada (viralidade). Identifique o que seu usuário precisa e dê algo que será útil, pode ser tangível ou intangível.

PROPAGANDA OFFLINE
Os usuários não estão o tempo todo na internet, por isso é fundamental que haja o confronto do mundo real com o virtual. Faça propaganda offline, usuários fazem outras coisas além de navegar. A propaganda offline possui retorno duplo, pois o usuário atingido offline pode se tornar online.

PROMOÇÃO OFFLINE x ONLINE
Confronte o mundo real com o virtual fazendo uma campanha offline que converta para online. Compre meu produto, insira o código de barras no website, concorra a um prêmio. Essa ação garante o consumo do produto e a divulgação do website.

RELACIONAMENTO
Usuários necessitam de atenção, não tenha medo de abrir um canal de comunicação com sua marca numa rede social. O usuário é seu cliente e toda empresa deve respeitar o direito dele de se expressar. Tenha sempre um canal de relacionamento com seu usuário, sempre responda as dívidas dele o mais rápido possível e assuma seus erros, caso existam.

PERSONALIZAÇÃO
Identifique o que os usuários procuram e relacione seus produtos ou serviços. Não tente vender uma geladeira para quem procura um fogão. Tenha uma planejamento de comunicação, forneça a informação conforme desejada pelo usuário, lembrando que cada um possui um nível de tratamento.

21.07.10

Facebook, a maior rede social

Se você ainda não tem seu passaporte para o maior país virtual está perdendo a oportunidade de interagir com mais de 500 milhões de pessoas. O Facebook torna-se a maior rede social de todas, consolidando a liderança ao desbancar Orkut, MySpace, Twitter e Cia.

A história do Facebook é bem interessante, pois ele surgiu na universidade de Harvard e foi concebido para ser a versão digital do The Harvard Facebook - livro com o perfil dos alunos, professores e funcionários da universidade, distribuido aos calouros. A grande sacada foi não somente ter transportado o livro para o mundo virtual, mas ter conectado os alunos com interesses em comum.

A pessoa responsável pelo projeto é Mark Zuckerberg de vinte e poucos anos e que atualmente é mais rico que Steve Jobs. Isso mesmo, ele acaba de tornar mais rico que que o dono da Apple. E tem também um brasileiro, Eduardo Saverin é um dos co-fundadores do Facebook, juntamente com Mark Zuckerberg e outros. Ele é dono de 5% de participação do Facebook, no valor de 1,1 bilhões de dólares. Ele nasceu no Brasil, mas se mudou para Miami em meados de 1990.

Os números do Facebook

São mais de 500 milhões de usuários, com um total de 700 bilhões de páginas visitadas por mês. Esse números representam a presença dessa rede social na internet, 9,8% de todo o tráfego dela passa pelo Facebook. 60 milhões de atualização de status por dia e 5 bilhões de atualizações de links, posts e álbum de fotos por semana.

O Orkut, do Google, perde para o líder mundial Facebook em quase todos os países em que ambos os sites de relacionamento atuam. A exceção fica por conta de Brasil e Índia. No Brasil, a liderança do Orkut permanece tranquila. De acordo com os números da ComScore, a rede social do Google no país conta com 29 milhões de visitantes por mês, contra apenas 8 milhões de brasileiros que visitam mensalmente o Facebook.

Comparativo Facebook x Orkut

Os usuários do Facebook interagem com 85% do que é oferecido da ferramenta, enquanto que no Orkut - Plataforma mais utilizada no Brasil com o mesmo objetivo do Facebook, apenas 60% dos usuários interagem com toda a ferramenta. Segundo pesquisa Nielsen os usuários do Orkut têm mais interesse em atualizar o álbum de fotos, enquanto que apenas 40% dos entrevistados disseram responder os scraps, e pasmem, 80% desses usuários não haviam observado a publicidade que está na home do site, onde digitamos nosso login e senha. Já no Facebook o usuário interage por completo com a ferramenta, e principalmente com os aplicativos disponibilizados pela plataforma.

Devemos observar o Facebook não somente como mais uma nova ferramenta de marketing, onde venderá a marca da empresa, mas sim como uma nova forma de interagir com o seu público-alvo, e isso implica, para as empresas e agências de publicidades em não “importunar” os usuários da rede com propagandas fora de hora, anúncios pop-up ou qualquer outra forma de tentar empurrar o produto para o consumidor, como já estão acostumados a fazer nas mídias tradicionais. Nas redes sociais essa é uma forma muito mais invasiva e não-inteligente de utilizá-las como ferramentas de negócios, a melhor forma é utilizá-la como ferramenta de aproximação do público.

04.10.10

Brinde 2.0 Sua marca esta pronta pra isso?

Existe uma fatia de mercado que acho pouco explorada até o momento, mas que possui muito potencial. Vou explicar como isso funciona e os benefícios para uma marca ou empresa.

Muitas marcas costumam oferecer brindes aos seus consumidores, coisas palpáveis ou não, bolinha antistress, wallpaper, ringtone, mousepad, caneta, boné, e por aí vai uma lista quase que infinita. Esse tipo de ação tem sua eficácia, mas não gera experiência nem interatividade com sua marca. A retenção da marca é pequena por não haver uma experiência emocional com a pessoa. Um brinde é apenas algo que será dispensado brevemente: a caneca vai pra filha de 5 anos, bolinha antistress vai pro cachorro da família e camisetas com ‘logomarca’ para o caseiro do sítio.

É preciso oferer algo mais nos dias de hoje, o mercado é competitivo! Pessoas se conectam por afinidades, emoções e relacionamento. Pense nisso como um diferencial para sua marca, pense em proporcionar uma experiência ao usuário e junto agregar sua marca.

O Brinde 2.0 é oferecer algo que ajude seu usuário/cliente, ou não usuário/cliente também, em alguma tarefa na internet. Ao invés de apenas 1 sitezinho com wallpaper, ringtone ou papertoy, que tal oferecer uma ferramenta que ajude o visitante do seu site a realizar uma tarefa: trocar o wallpaper da rede social, automatizar algo, ajudar a divulgar, etc.

Há alguns anos venho praticando o Brinde 2.0 e posso afirmar que o resultado é muito satisfatório. Além de novos amigos e clientes, ainda divulgo meus trabalhos com a colaboração dos usuários das minhas aplicações. E também consigo ótimos links para meus sites ficarem melhor posicionados nos buscadores.

Veja alguns exemplos:

Noticio.us - Possui mais de 100 websites cadastrados e possibilita que o usuário escolha de quais deseja divulgar notícias no Twitter. Possui mais de 1.000 usuários ativos no site, que divulgam as mais diversas notícias.

Twitterama - Sistema que possibilita a pesquisa simultânea no Twitter, por termos, usuários e hashtags. Exibe gráfico de utilização do Twitter de qualquer usuário.

Followrama - Rede de amigos para usuários do Twitter, encontre usuários da sua cidade ou estado, ou até mesmo por assunto, tem uma ferramenta para alterar a fonte dos tweets e teclado virtual com os principais caracteres da tabela ASCII.

São 3 ferramentas gratuitas para Twitter que aproximam minha marca de pessoas, trazendo novas experiências e auxiliando usuários em diversas funções. O resultado é fantástico em termos de acesso em meus websites e não acredito como essa estratégia de divulgação é pouco explorada no universo digital. Lógico, existem exceções e essas marcas criam experiências, influenciam e estão obtendo retorno por esse baixo investimento!

Mas existe um porém, sempre existe! Esteja preparado para administrar comunidades, resolver problemas de compatibilidade, dar suporte, bloquear usuários baderneiros e principalmente ouvir, mas ouvir muita coisa boa e ruim (não nessa mesma proporção). Hoje tenho comunidades com 10.000 usuários, mas já tive com 120.000 e é preciso estar preparado para atender todos esses novos usuários interagindo simultaneamente com suas aplicações, você e sua marca.

Ou você pode criar serviços gratuitos que não precisem de comunidade, apenas forneçam informações e uma forma de pesquisar nesses banco de dados.

http://www.codeorama.com/semantica - dicionário de ideias - semântica

http://www.codeorama.com/sazonal - calendário sazonal - datas comemorativas

Até a próxima APP! :)

01.03.11

8 Dicas de Facebook

1. Quinta-feira é o melhor dia para obter visibilidade para um post no Facebook.

2. Posts importantes devem ser publicados na parte da manhã. O horário entre 11h e 16h é o preferido para postagem por sites de notícias, isso faz com que seu post seja empurrado para fora da timeline do usuário.

3. Facebook não tem limitador de caracteres, portanto não há necessidade de encurtadores de URL, dê preferência para publicação do link completo, isso aumenta em 300% suas chances de que ele seja clicado.

4. Use tanto o botão LIKE como o SEND no seu site.

5. Use o algoritmo do Facebook à seu favor, ele é baseado em Edge Rank. Palavras como “hoje” e “tempo limitado” aumentam suas chances. (isso não é uma regra geral, cada caso deve ser estudado)

6. De acordo com estudos recentes, o Facebook está entre os principais sites que geram trafego para os 21 maiores sites de notícias do mundo. Se for compartilhar uma notícia, use o Facebook.

7. Descubra as palavras mais “compartilháveis” no Facebook. Palavras como “melhor”, “maioria”, ou termos explicativos “por que”, “como”.

8. Facebook poder ser uma plataforma excelente para aquele vídeo viral, pois possui suporte para pulicação e facilita a distribuição.

No próximo post eu explicarei o funcionamento do algoritmo Edge Rank do Facebook. :)

31.05.11

Infográfico: História da propaganda no YouTube

29.07.11

Propaganda: Barbeador

19.08.11

Propaganda: QR Code Victoria Secret

“Reveal Candice’s secret. Victoria’s Secret - Sexier than skin”

Advertising School: Miami Ad School, New York, USA
Creative: Viktor Angwald

02.09.11

Propaganda: Zoo da Argentina

Bem legal essa propaganda de um Zoo na Argentina, onde mostra que é mais barato você ver um animal de verdade do que ter uma pelúcia.

Com certeza a experiência será muito mais rica para todos!

16.10.11

Propaganda: DHL do Futuro

Caso não se lembre, nos filmes da série De Volta Para O Futuro, existe um envio de correspondência para o futuro: o cientista volta pra o velho-oeste e manda uma carta para ser entregue exatamente no ponto de onde ele partiu no futuro, onde está o McFly que recebe a carta.

Muito boa essa propaganda referenciando o filme.

16.10.11

codeorama - propaganda, marketing digital, desenvolvimento

Conheça meu trabalho, minhas ferramentas para propaganda e SEO, meus projetos e aplicações para Twitter/Facebook.

Check out my work, my tools for advertising and SEO, my projects and applications for Twitter/Facebook.

http://www.codeorama.com/ <- curta, tweet e +1

16.05.12

INFOGRÁFICO: ROI do Facebook e Twitter

ROI Facebook e Twitter

03.07.12