Brinde 2.0 Sua marca esta pronta pra isso?

Existe uma fatia de mercado que acho pouco explorada até o momento, mas que possui muito potencial. Vou explicar como isso funciona e os benefícios para uma marca ou empresa.

Muitas marcas costumam oferecer brindes aos seus consumidores, coisas palpáveis ou não, bolinha antistress, wallpaper, ringtone, mousepad, caneta, boné, e por aí vai uma lista quase que infinita. Esse tipo de ação tem sua eficácia, mas não gera experiência nem interatividade com sua marca. A retenção da marca é pequena por não haver uma experiência emocional com a pessoa. Um brinde é apenas algo que será dispensado brevemente: a caneca vai pra filha de 5 anos, bolinha antistress vai pro cachorro da família e camisetas com ‘logomarca’ para o caseiro do sítio.

É preciso oferer algo mais nos dias de hoje, o mercado é competitivo! Pessoas se conectam por afinidades, emoções e relacionamento. Pense nisso como um diferencial para sua marca, pense em proporcionar uma experiência ao usuário e junto agregar sua marca.

O Brinde 2.0 é oferecer algo que ajude seu usuário/cliente, ou não usuário/cliente também, em alguma tarefa na internet. Ao invés de apenas 1 sitezinho com wallpaper, ringtone ou papertoy, que tal oferecer uma ferramenta que ajude o visitante do seu site a realizar uma tarefa: trocar o wallpaper da rede social, automatizar algo, ajudar a divulgar, etc.

Há alguns anos venho praticando o Brinde 2.0 e posso afirmar que o resultado é muito satisfatório. Além de novos amigos e clientes, ainda divulgo meus trabalhos com a colaboração dos usuários das minhas aplicações. E também consigo ótimos links para meus sites ficarem melhor posicionados nos buscadores.

Veja alguns exemplos:

Noticio.us - Possui mais de 100 websites cadastrados e possibilita que o usuário escolha de quais deseja divulgar notícias no Twitter. Possui mais de 1.000 usuários ativos no site, que divulgam as mais diversas notícias.

Twitterama - Sistema que possibilita a pesquisa simultânea no Twitter, por termos, usuários e hashtags. Exibe gráfico de utilização do Twitter de qualquer usuário.

Followrama - Rede de amigos para usuários do Twitter, encontre usuários da sua cidade ou estado, ou até mesmo por assunto, tem uma ferramenta para alterar a fonte dos tweets e teclado virtual com os principais caracteres da tabela ASCII.

São 3 ferramentas gratuitas para Twitter que aproximam minha marca de pessoas, trazendo novas experiências e auxiliando usuários em diversas funções. O resultado é fantástico em termos de acesso em meus websites e não acredito como essa estratégia de divulgação é pouco explorada no universo digital. Lógico, existem exceções e essas marcas criam experiências, influenciam e estão obtendo retorno por esse baixo investimento!

Mas existe um porém, sempre existe! Esteja preparado para administrar comunidades, resolver problemas de compatibilidade, dar suporte, bloquear usuários baderneiros e principalmente ouvir, mas ouvir muita coisa boa e ruim (não nessa mesma proporção). Hoje tenho comunidades com 10.000 usuários, mas já tive com 120.000 e é preciso estar preparado para atender todos esses novos usuários interagindo simultaneamente com suas aplicações, você e sua marca.

Ou você pode criar serviços gratuitos que não precisem de comunidade, apenas forneçam informações e uma forma de pesquisar nesses banco de dados.

http://www.codeorama.com/semantica - dicionário de ideias - semântica

http://www.codeorama.com/sazonal - calendário sazonal - datas comemorativas

Até a próxima APP! :)

01.03.11

Infográfico: Psicologia das Cores

24.08.11